sábado, 14 de junho de 2008

GLOSSÁRIO


CUSTOS:
É o valor de aquisição de um Bem. Gastos com o consumo de um fator de produção, medido em termos monetários para obtenção de um produto, de um serviço, ou de uma atividade que deverá gerar receitas.

CUSTOS FIXOS:
Consumo de recursos que dentro de determinada capacidade de produção da empresa, tendem a permanecer constantes em seu total, apesar das variação do volume de produção e ou vendas.
Ex.: Salários Gerência Industrial, Manutenção, Salários Supervisão Industrial, aluguéis, Depreciação de Máquinas e Equipamentos.

CUSTOS SEMI-VARIÁVEIS
Também chamados de semi-fixos, são aqueles que contém tanto elementos fixos como variáveis

CUSTOS VARIÁVEIS:
Consumo de recurso que tendem a variar em seu total, conforme flutuem as atividades produtivas da empresa.
Ex.: Mão-de-Obra Direta, Matéria-Prima, Embalagens, etc.

DESPESAS:
Gastos com consumo de recursos com Bens ou Serviços Consumidos ou utilizados "direta" ou "indiretamente" para a obtenção de receitas.

DESPESAS FIXAS:
Gastos com consumo de recursos que não variam diretamente e proporcional com a Receita Operacional. Representam os gastos da estrutura fixa da empresa.
Ex.: Despesas Administrativas em Geral, Despesas Comerciais em Geral.

DESPESAS VARIÁVEIS:
Gastos com consumo de recursos diretamente relacionados ao objetivo principal, a obtenção da Receita Operacional.
Ex.: Comissões de Vendedores, Fretes e transportes sobre venda.

GASTO:
É o sacrifício financeiro que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, ou seja, é o valor dos bens e serviços adquiridos pela empresa.


GESTÃO DE CUSTOS:
É um conjunto de técnicas e métodos de planejamento, avaliação e aperfeiçoamento dos produtos de uma empresa. Sua finalidade principal é fornecer as informações de que as empresas necessitam para proporcionar valor, qualidade e oportunidade que os clientes desejam.

INVESTIMENTO:
Representa a aplicação de recursos em todos os bens e direitos registrados no "Ativo" da empresa, que serão baixados pela Venda, Consumo e Amortização em futuro(s) período(s).
Ex.: Estoques em Geral, Direitos a Receber, Bens Imobilizado, Investimentos, Gastos Pré-Operacional, etc.


MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO:
É a contribuição dada a cada unidade vendida para a cobertura dos custos e despesas fixas da empresa, e após atingir o Ponto de Equilíbrio para a geração de lucros.

OPERAÇÃO:
É o termo mais apropriado a ser utilizado quando da produção de serviços.


PERDA:
É o valor dos bens e serviços consumidos de forma anormal e involuntária. Segundo a contabilidade de custos, um termo mais correto para as atividades que não agregam valor seria desperdício.

PONTO DE EQUILÍBRIO:
Refere-se ao nível de atividades de uma empresa no qual não existe lucro ou prejuízo, isto é, em que os custos e despesas são iguais as receitas.

PRODUÇÃO:
Atividades relacionadas à criação e desenvolvimento de um negócio, produto, ou serviço, apesar de ser interpretado mais comumente com o processo de transformação manufatureiro.


RECEITAS:
Acréscimos Brutos de Ativos sem ampliação de Obrigações ou Capital Social. Resulta da Venda de Mercadorias, Produtos, Bens e Serviços em Geral com acréscimos em Disponibilidades ou Direitos a Receber.
Ex.: Receita de Vendas de Mercadorias, Produtos e de Prestação de Serviços.

Nenhum comentário: