sábado, 7 de junho de 2008

Perguntas e Respostas

1. O que é contabilidade de custos?
É o estudo da composição e do calculo dos custos de uma empresa. É um enfoque particular da Contabilidade que tem como objetivo coletar dados relativos à produção, processar e gerar informações para a tomada de decisão de uma empresa, por isso o caráter gerencial. A contabilidade de custos tem como característica o caráter interno, mas não é obrigatória para as empresas.

2. Quais os principais objetivos básicos da contabilidade de custos
Conforme Kroetz (2003) os principais objetivos da contabilidade de custo é:
· Avaliar os estoques;
· Atender as exigências fiscais;
· Determinar resultados;
· Planejar;
· Formar preço de venda
· Controle gerencial;
· Avaliar desempenho;
· Controle operacional;
· Analisar alternativas;
· Estabelecer parâmetros;
· Obter dados para orçamentos;
· Tomar decisões.

3. Qual a relação entre os princípios da competência, prudência e uniformidade com a contabilidade de custos?
Estes conceitos fazem parte de um conjunto de conceitos e procedimentos aplicados a contabilidade de custos.
O principio da prudência considera que todas as despesas e prejuízos devem ser previstos e provisionados, mas na duvida de um custo deve considerar por prudência o custo mais alto. No principio da competência as receitas, as despesas e os custos devem ser reconhecidos na apuração do resultado do período a que pertencerem, mesmo se a empresa antecipar o pagamento do aluguel, referente há três meses a contabilidade de custo dividi o valor pago por três meses e considera 1/3 como despesa ou custo de cada mês. E o principio da uniformidade considera que a empresa deve manter um determinado método de registro contábil, para permitir a comparabilidade com os anos anteriores, mas havendo mudança de critérios, o seu efeito deve ser divulgado nas demonstrações financeiras.

4. A partir de que século a Contabilidade de Custos teve um grande desenvolvimento?
A contabilidade de Custos era tratada apenas como um suporte para Contabilidade Financeira, depois da segunda guerra mundial no século XX, teve seu maior desenvolvimento, passando a ser vista com enfoque gerencial.

5. Por que é necessário que as empresas industrias tenham um bom sistema de custos?
Porque com base em um bom sistema de custos, as industrias definem o custo unitário de cada unidade produzida e a lucratividade de cada produto, de acordo com o preço de venda estabelecido.

6. Os fatores de custos de um produto em uma empresa industrial são os mesmo que em uma comercial?
Sim. Porque como em uma empresa industrial, a comercial tem atividades de compra, estoque e venda de mercadorias.

7. Qual a diferença entre custos e despesas?
Custo é a soma dos valores gastos com a fabricação de um produto ou execução de um serviço e despesas é são os gastos com utilização de serviços das áreas administrativas, comercias e financeiras que visa à obtenção de receitas.

8. Qual a diferença entre custos diretos e indiretos?
Custos diretos são aqueles facilmente percebidos em cada produto ou serviço e os custos indiretos são aqueles que beneficiam toda a produção, ou seja alugueis, depreciações, salário da supervisão.

9. O que são considerados custos de transformação?

É o custo da transformação do material em produtos.

10. Qual a diferença entre custos fixos e custos variáveis?
Custos variáveis são aqueles que variam conforme a produção, quanto maior for o volume da produção ou venda, maiores serão os custos totais, mas em termos unitários permanecem constantes. E os fixos são aqueles que independem das quantidades produzidas e vendidas e em termos unitários, quanto maior for o volume de produção ou venda, menores serão os custos por unidade.

11. O que são custos semivariáveis?
São os custos que possuem uma parcela fixa e uma variável

12. Em que consiste o sistema de custeio por absorvição?
Custeio por absorvição siginifica a apropriação aos produtos fabricados em uma empresa, de todos os custos incorridos no processo de fabricação, quer sejam de comportamentos fixos ou variável.

13. Em que consiste o sistema de custeio variável?
O sistema de custeio variável prevê uma apropriação de caráter gerencial, considerados apenas os custos variáveis dos produtos vendidos; os custos fixos ficam separados e considerados como despesas do período.

14. O que são custos indiretos de fabricação – CIF? Exemplifique
Custos indiretos são os custos que beneficiam toda a produção de um bem ou serviço, CIF é quando uma empresa produz mais de um bem ou serviço e se quer saber o custo total de um determinado bem ou serviço, então apropria-se de forma proporcional toda a produção deste bem ou serviço a um custo direto.

15. qual o tratamento variável deve ser dado ao desperdício ou perda?
Perda é um bem ou serviço consumido de forma involuntária, mas devem-se ser considerados todos os custos e despesas destes produtos.

16. É verdade que o custo variável unitário é fixo, enquanto o custo unitário é variável?
Sim. Porque nos custo diretos, os custos fixos e variáveis são divididos proporcionalmente pela quantidade de produtos fabricados, ou seja, os CIFS são apropriados de forma proporcional à matéria prima, ou mão de obra, ou a outro.

17. O que significa ponto de equilíbrio (Break Even Point)? Como calculá-lo?
Ponto de equilíbrio, do inglês break-even-point, é a denominação dada ao estudo, nas empresas, onde o total das receitas é igual ao total das despesas. Neste ponto o resultado, ou lucro final, é igual a zero.
Ponto de Equilíbrio = Custo Fixo / (preço de venda – custo variavel unitário)

18. Como usar a alavancagem operacional para prever o lucro?
Basta dividir a porcentagem do acréscimo no lucro pela porcentagem de acréscimo no volume.

19. O que é margem de contribuição?
Margem de contribuição é quanto cada serviço ou produto vendido contribui para as despesas fixas mensais e quanto contribui para formar o lucro.
Margem de contribuição é igual ao valor das vendas menos o valor dos custos variáveis e das despesas variáveis.
MC = vendas – (custos variáveis + despesas variáveis)

20. Qual legislação que exige que as empresas tenham uma contabildade de custos?
A contabilidade de custo não é obrigatória, mas é muito importante para o gestor, porque diferentemente da contabilidade a contabilidade de custo centra a sua atenção no estudo da composição e no calculo dos custos, bem como observa o resultado dos agentes do processo produtivos e determina o valor exato dos estoques existentes, de produtos acabados e de produtos em fabricação, com a finalidade de controlar o processo produtivo da empresa.

21. O que é custeio ABC?
ABC é uma ferramenta de custeio mais voltada à gestão de negócio, uma vez que, a partir o histórico de custos ou orçamento de determinado período, proporciona uma visão diferenciada do consumo de recursos das organizações.

22. Quais Os principais autores e livros do Brasil que tratam de custos?
.Custo como Ferramenta Gerencial do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo
.Contabilidade e Finanças para não especialistas de Hong, Marque e Prado
.Contabilidade de Custos de Eliseu Martins
.Curso Básico Gerencial de Custos de Clóvis Luís Padove
.Curso de Contabilidade de Custos de George S. G. Leone
.Planejamento, Implantação e Controle de George S. G. Leone

23. Qual o papel de um Controller numa empresa?
Esse profissional é o responsável pela informações gerenciais relevantes à administração, contribui com informações decisivas em questões fiscais e legais, fornece subsídios históricos e futuros e agrega valor ao negócio.
O Controller é freqüentemente chamado a sentar no comitê executivo da empresa para opinar sobre temas como fluxo de caixa, investimentos, normas e procedimentos, aquisições, preços, custos, etc...