quarta-feira, 21 de maio de 2008

A importância da gestão de custos, para a tomada de decisão

As mudanças ocorridas no século XX foram, relativamente, mais significativas do que todo o progresso econômico e social da humanidade até o fim do século XIX.
Essas conquistas são conseqüências da dedicação e das pesquisas científicas dos homens, associadas aos inúmeros interesses econômicos e financeiros das organizações e das nações.
Os empreendedores se postam diante de um novo cenário de ordem econômica e social, cujo nome é globalização.
A globalização define um mercado que se apresenta cada vez mais competitivo e as empresas precisam buscar um diferencial para garantir seu espaço. Os negócios estão diferentes e de ganhos mais difíceis e modestos. Nos dias atuais, a gestão dos negócios requer mais dedicação e muita persistência.
O lucro deixou de ser atributo da receita, das vendas, mas, sim, função resultante dos custos incorridos, de tal modo que, almejar lucro, é conter custos. Lucros e custos são grandezas inversamente proporcionais. O lucro será máximo se o custo for mínimo.
Em qualquer circunstância, é sempre possível conter custos, seja pela racionalidade das tarefas, pelo combate implacável aos desperdícios e pela eliminação dos supérfluos.
Buscar atingir padrões ideais de competitividade, aliados à otimização da qualidade e da produtividade, será grandemente facilitado, com as informações gerenciais geradas pela Contabilidade de Custos, que estarão auxiliando a tarefa do Contador de Custos, na busca da realização correta dos seus propósitos.
Dentro do princípio da economia de escala, deslocar o ponto-de-equilíbrio seria a mais fácil solução: o simples aumento da produção restabeleceria a margem de lucro desejada. Isso, entretanto, não significaria a otimização dos seus resultados, pura e simplesmente. Haveria ainda a considerar se o mercado absorveria esse acréscimo de produção.
Não sendo possível elevar o seu nível de produção, nem aumentar os preços, o que se reveste da maior importância, antes de mais nada para a empresa, é promover meios para a obtenção de melhores índices de eficiência, com o aumento da produtividade de todos os fatores da produção, representados pelos seus recursos materiais, humanos e financeiros.
Os sistemas de custos se desenvolveram a partir de uma crescente necessidade de aprimorar os métodos de avaliação dos estoques, nas empresas industriais, principalmente quando um significativo volume de produtos em elaboração exigia uma mais acurada medição e conseqüente valorização dos inventários. Com a introdução de novas tecnologias de produção e de novos processos de fabricação, além do surgimento de materiais artificialmente elaborados, a investigação dos custos foi se tornando cada vez mais exigível.
Tornou-se então o mais adequado elemento para o gerenciamento dos negócios e da tomada de decisões, proporcionando ainda informações confiáveis para a projeção de resultados e para estudos econômicos.
Observa-se então que a Contabilidade de Custos, a partir daí passa a oferecer elementos de medição e análise para alcançar objetivos administrativos e econômicos, além dos financeiros.
Com a sua utilização, as informações significativas para a gestão dos negócios da empresa, em ambientes de maior competitividade, permitem perseguir índices mais elevados de produtividade e qualidade, com conseqüente redução de desperdícios, inclusive o tempo ocioso de máquinas e pessoal.
Alcançar melhores resultados, naturalmente significa estabelecer um correto planejamento das atividades e correspondente controle, passando-se a obter informações da maior relevância para a apreciação do que a empresa realiza e do que pretende realizar.
Ao mesmo tempo, novas tecnologias de produção, inclusive com o avanço da tecnologia, que modificou sensivelmente os conceitos de custo da mão-de-obra direta, alteraram substancialmente os tradicionais modelos de custeio da produção.

Por meio da adequada utilização da informação contábil, os gestores são capazes de orientar as decisões sobre o melhor mix de produtos, escolher a melhor fonte de fornecimento e avaliar o desempenho dos processos operacionais internos. Sendo possível, ainda, verificar onde são necessárias melhorias em qualidade, eficiência e rapidez nas operações de produção e avaliar oportunidades e ameaças de mercado.Por meio da adequada utilização da informação contábil, os gestores são capazes de orientar as decisões sobre o melhor mix de produtos, escolher a melhor fonte de fornecimento e avaliar o desempenho dos processos operacionais internos. Sendo possível, ainda, verificar onde são necessárias melhorias em qualidade, eficiência e rapidez nas operações de produção e avaliar oportunidades e ameaças de mercado.

Por meio da adequada utilização da informação contábil, os gestores são capazes de orientar as decisões sobre o melhor mix de produtos, escolher a melhor fonte de fornecimento e avaliar o desempenho dos processos operacionais internos. Sendo possível, ainda, verificar onde são necessárias melhorias em qualidade, eficiência e rapidez nas operações de produção e avaliar oportunidades e ameaças de mercado.

Nenhum comentário: